Quando da ocorrência de um incêndio é preciso ter o conhecimento de qual agente extintor é adequado ao tipo de material que está pegando fogo. Sabe-se quase que por instinto que não se deve apagar um incêndio em equipamentos energizados com água pois trata-se de um elemento condutor de energia. E para os demais tipos de materiais, qual o método de extinção adequado?
Para se entender o processo de extinção de um incêndio é necessário ter conhecimento primeiramente do que se trata o fogo, elemento que é usado diariamente pela maioria das pessoas, porém quando está fora de controle dá início ao incêndio.
OS COMPONENTES DO FOGO
COMBUSTÍVEL: pode ser sólido, líquido e gasoso e assim que inflamado continuam queimando sem a adição suplementar de calor.
COMBURENTE: geralmente é o oxigênio, este é o agente de ativação e conservação da combustão que combinado com os gases do combustível formam uma mistura inflamável.
CALOR: é o provedor da reação química de combustão da mistura inflamável. Poder ser uma faísca, chama ou superaquecimento do material.
REAÇÃO QUÍMICA EM CADEIA: é a transferência de calor de uma molécula do material em combustão para uma molécula vizinha, ainda intacta, fazendo com que a mesma entre no processo de combustão.
MÉTODOS DE EXTINÇÃO
Para se acabar com um incêndio é necessária a eliminação de um dos elementos formadores do fogo, desta forma a extinção pode ocorrer através de:
1 – Isolamento – retirada do material combustível como por exemplo o fechamento do registro de gás
2 – Abafamento – retirada do comburente com a intenção de evitar o contato com o material combustível assim como na utilização de um LGE – Liquido gerador de espuma em um tanque de combustível.
3 – Resfriamento – o calor é retirado utilizando um agente extintor que absorva o calor do fogo e do material, resfriando os mesmos. A utilização de água em Hidrantes e Mangotinhos, sistema de Sprinkler e Extintores de água.
4 – Química – neste método acontece a quebra da reação química que leva ao fogo. Quando um agente químico é lançado sobre o fogo este faz com que as moléculas se dissociem pela ação do fogo formando átomos que se combinam com a mistura inflamável do combustível formando uma mistura não inflamável.
AGENTES DE EXTINÇÃO
1 – Água – Hidrantes e Mangotinhos, Sprinkler e Extintor de água
2 – Espuma Aquosa
3- Gases inertes – CO2 – Agente abafador – muito usado para proteção de equipamentos elétricos
4 – (Pó Químico Seco) PQS – Para líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos, porém danificam o mesmo.
5 – Agente líquido aquoso (acetato de potássio) diluída em água que quando pulverizada no produto em chamas, produz uma reação química formando uma espuma seladora que impede o contato da gordura com o oxigênio por abafamento, apagando o fogo e ao mesmo tempo fazendo o resfriamento evitando assim sua reignição.
CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE INCÊNDIO
O incêndio é classificado de acordo com o tipo de material combustível sendo:
Classe A – Materiais sólidos comuns que ao queimar deixam resíduos e cinzas como por exemplo papel, madeira, tecido, algodão e borracha. Extinção ocorre com água e por abafamento através do PQS.
Classe B – Líquidos combustíveis inflamáveis e gases combustíveis como gasolina, querosene, álcool e tintas. A queima não deixa resíduos. A extinção se dá por abafamento – PQS e LGE – Líquido Gerador de Espuma.
Classe C – Equipamentos energizados como máquinas, quadros de força, transformadores, geradores, computadores sendo que a extinção deverá ocorrer por agente que não seja condutor de eletricidade, como por exemplo o CO2
Classe D – Metais Combustíveis – magnésio, titânio e alumínio que queimam rapidamente e reagem com o oxigênio do ar. r. Necessitam de sistemas de extinção específicos isolando o material do contato com o ar.
Classe K – Gordura e óleos comestíveis de fritura e gorduras animais em estado líquido. Nunca se deve jogar água em fogo com gordura, Agente líquido aquoso para classe K é o acetato de potássio.
Se este artigo foi interessante para você, deixe seu comentário ou uma sugestão de um novo tema relacionado à projetos de instalações para abordarmos em nova postagem.